Tribunal Popular da Terra

Entre 20 e 22 de abril de 2012, Osmarino participará das atividades do Tribunal Popular da Terra, que ocorrerão no Sacolão das Artes, Zona Sul de São Paulo. (http://sacolaodasartes.blogspot.com.br)

Conforme a organização do encontro, “O Tribunal Popular é uma iniciativa que surge em 2008, com o aniversário de 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, quando uma série de entidades passou a discutir e refletir acerca das constantes violações aos direitos humanos cometidas pelo Estado brasileiro, reforçando seu modelo opressor e a serviço do capital, que tem como alvo privilegiado de suas ações as parcelas mais pobres da população brasileira e  em especial a população negra e indígena. (…). Inspirado, entre outros exemplos, no Tribunal que julgou o Estado estadunidense pelo descaso às vítimas do Furacão Katrina, em New Orleans (2007), e no “Tribunal Tiradentes”, que em 1983 julgou os crimes cometidos em nome da Lei de Segurança Nacional, em evento no TUCA/PUC-SP”, possui “caráter crítico, formativo, articulador e mobilizador”.

Neste ano serão discutidas “as opressões que aumentaram no campo em decorrência do neodesenvolvimentismo , que tem nas obras do PAC o carro chefe, o que tem provocado enorme opressão e deslocamento dos diversos grupos que tem sua vida baseada no campo (Indígenas, Quilombolas, Caiçaras , Ribeirinhos, Lutadores pela Reforma Agrária) e ainda, pescadores”. Também serão debatidas, “em função dos megaeventos (Copa e Olimpíadas), que tem como propósito a reorganização das cidades para que elas se adéqüem aos interesses econômicos em detrimento dos interesses da população de forma geral, as ações que removerão grandes contingentes de trabalhadores moradores em áreas de interesses principalmente do setor imobiliário”.

CASOS QUE SERÃO APRESENTADOS:

1- Caso Pinheirinho – Militarização

2- Caso Guarani Kaiowá – Disputa da Terra

3- Caso Fortaleza remoções da Copa

4- Caso Iaras – Ação Cultrale

5- Caso Curitiba – Cidade Modelo

6- Caso Belo Monte – Megaprojetos

7- Caso militantes ameaçados de morte

Veja AQUI videos de convocação ao Tribunal Popular da Terra.

PROGRAMAÇÃO disponível no link:

http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/noticias/2715-tribunal-popular-da-terra-faz-sessoes-em-sao-paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s