Onde anda palestrando Marina Silva?

Em março de 2012 foi apresentada em São Paulo a proposta de atuação do Instituto Carlyle Brasil (TCBI) que, segundo reportagem do site de notícias Último Segundo,  é o “braço filantrópico do grupo de private equity [que] pretende aplicar no terceiro setor a metodologia que realiza no mercado financeiro: um choque de gestão estratégico para aumentar o valor da empresa”.

O Instituto anuncia que identificará as melhores ONGs do setor de educação e investirá recursos nelas (mas não diretamente em seus projetos), ajudando-as a se tornarem “melhores, mais eficientes e maiores”. O primeiro passo, obviamente, será voltado à arrecadação de fundos.Os recursos virão de doações dedutíveis voluntárias de empresas de seu portfólio, de “doações voluntárias dos funcionários locais da Carlyle e de suas redes de contatos, além de doações voluntárias de funcionários da Carlyle ao redor do mundo que desejam participar”. O instituto estima “que esses investimentos arrecadarão inicialmente entre US$ 1 milhão a US$ 5 milhões por ano, crescendo gradualmente” e espera “que essa iniciativa mobilize outros fundos de private equity ou conglomerados” para que repliquem o modelo ou se juntem ao instituto, “direcionando doações dedutíveis de impostos para o TCBI com a confiança de que esses recursos serão administrados por uma instituição transparente, comprometida e efetiva”.

Para iniciar seus trabalhos, com a elaboração de um edital e a seleção de até cinco ONGs, o instituto contratou a Brazil Foundation, outro grupo que alega “gerar e investir recursos em projetos sociais de organizações da sociedade civil que promovem desenvolvimento e transformam realidades sociais no Brasil” (e anualmente realiza eventos de gala em Nova York com a presença de “celebridades” brasileiras para comemorar o seu trabalho, como é possível ver AQUI e AQUI).

O interessante é que o lançamento desse projeto de melhora de gestão de ONGs, patrocinado pela “nata” da burguesia nacional, contou com a palestra de Marina Silva.  Será que a ex-senadora falou em Chico Mendes?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s